UAB POLO DE PATO BRANCO

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Missão da UFSCar

Missão da UFSCar: Produzir e tornar acessível o conhecimento

Como afirmado no PDI (2005) – PDI apresentado segundo o formato SPIEnS/MEC para o período de 5 anos - não é incomum confundir-se a missão da universidade pública com as suas atividades-fim: o ensino, a pesquisa e a extensão. São estas três atividades que, de forma indissociada, dão concretude à missão da universidade de produzir e tornar acessível o conhecimento. Nesta conceituação sintética o tornar acessível envolve tanto a formação dos alunos como a interação com os diferentes segmentos da sociedade para o compartilhamento e (re)construção do conhecimento.
Transparece nos planos da UFSCar, desde o seu início, o entendimento de que a produção de conhecimento é a base de sustentação de todas as atividades da Universidade. No entanto, esta produção se realiza de modo articulado tanto com as atividades de ensino como com as de extensão, garantindo a qualidade diferenciada do fazer acadêmico, o que se constitui em um dos grandes desafios do dia a dia da UFSCar.
No PDI (2004) esta missão foi desdobrada em princípios que expressam a sua razão de ser e seus valores. A comunidade da UFSCar elegeu no PDI dez princípios que expõem suas bases consensualmente compartilhadas, os compromissos fundamentais e determinantes dos seus planos de ação:
I- Excelência acadêmica.
II- Universidade compromissada com a sociedade.
III- Gratuidade do ensino público de graduação e pós-graduação stricto sensu.
IV- Indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão.
V- Livre acesso ao conhecimento.
VI- Universidade promotora de valores democráticos e da cidadania.
VII- Gestão democrática, participativa e transparente.
VIII- Universidade ambientalmente responsável e sustentável.
IX- Valorização da dedicação integral ao ensino, pesquisa e extensão.
X- Integração da universidade no sistema nacional de ensino.