UAB POLO DE PATO BRANCO

segunda-feira, 9 de abril de 2012

EDITAL N° 033/2012 - UEPG/NUTEAD/UAB PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE TUTOR PRESENCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA, ARTE E CULTURA

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, através do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância, no uso de suas atribuições legais, torna publico a abertura das inscrições para o PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS (Cadastro de Reserva) para atuarem como TUTORES PRESENCIAIS nos Polos de Apoio Presencial do Curso de Especialização em HISTÓRIA, ARTE E CULTURA do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, na modalidade a distância.

1. DA ESPECIFICAÇÃO E DAS VAGAS
1.1 O Tutor Presencial é o profissional da educação responsável pela dinamização e acompanhamento do processo pedagógico-administrativo no polo de apoio presencial com as seguintes funções:
a) auxiliar o aluno a resolver as dúvidas com relação à utilização dos recursos tecnológicos, requeridos e utilizados no(s) módulo(s) em desenvolvimento;
b) organizar e executar as atividades programadas nos encontros/seminários presenciais e web/videoconferências, em consonância com o Coordenador de Curso e Coordenador de Pólo.

DA CARGA HORÁRIA
2.1 A carga horária para o exercício da Tutoria Presencial será de 20 (vinte) horas semanais, a ser determinada pelo Coordenador de Polo.
2.2 Eventualmente, esses tutores desenvolverão atividades aos sábados e domingos nos Polos de Apoio Presencial, nos casos específicos de reuniões, oficinas, seminários e provas presenciais, aulas práticas, exames online ou presenciais, defesas de TCC, estágios e outras atividades agendadas de acordo com o Calendário Acadêmico da UEPG e com as especificidades do Curso de Especialização em História, Arte e Cultura, na modalidade à distância.

DA REMUNERAÇÃO/BOLSA
3.1 O tutor aprovado e que assumir as atividades, terá direito a uma Bolsa no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais, que serão pagas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de acordo com a Lei nº 11.273/2006, Lei nº 11.501/2007 e Resolução/FNDE/CD/ Nº 008/2010.

DOS REQUISITOS
4.1 Formação em nível superior em Licenciatura em História.
4.2 Ter experiência mínima de 01 (um) ano na docência da educação básica ou superior, ou ter formação pós-graduada, ou estar vinculado a programa de pós-graduação.
4.3 Residir, preferencialmente, no polo de apoio presencial, para o qual o candidato realizar a inscrição.
4.4. Possuir vínculo empregatício com o setor público de qualquer esfera administrativa (Federal, Estadual ou Municipal) ou ser aluno de programa de pós-graduação em Instituição de Ensino Superior (IES) pública.

DAS INSCRIÇÕES
5.1 Período: de 10 a 15 de abril de 2012.
5.2 As inscrições deverão ser realizadas online, exclusivamente no endereço eletrônico www.nutead.org até às 23h59min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 15 de abril de 2012.
5.3 O preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição online é obrigatório.

5.4 Ao inscrever-se, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste Edital, não podendo alegar desconhecimento de seu conteúdo.
5.5 Após a inscrição, o candidato deverá entregar pessoalmente ou através de procuração simples, em envelope lacrado, no endereço do Polo de Apoio Presencial para o qual o candidato realizar a inscrição, constante no Anexo 1 do presente Edital, até as 17 horas do dia 16 de abril de 2012, a seguinte documentação:
5.5.1 Comprovante impresso de inscrição preenchido online, devidamente assinado.
5.5.2 Fotocópia autenticada do Documento de Identidade (documento oficial com foto).
5.5.3 Fotocópia autenticada do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF (será dispensada quando estiver incluso ao Documento de Identidade).
5.5.4 Fotocópia autenticada do Diploma ou Histórico Escolar do Curso Superior em Licenciatura em História, conforme mencionado no item 4.1 do presente Edital.
5.5.5 Fotocópia autenticada do comprovante de conclusão de curso de pós-graduação, quando for o caso, conforme mencionado no item 4.2 do presente Edital.
5.5.6 Fotocópia autenticada do comprovante de vinculação a programa de pós-graduação, quando for o caso, conforme mencionado no item 4.2 do presente Edital.
5.5.7 Fotocópia autenticada ou original do comprovante de tempo de atuação no magistério da educação básica ou superior, quando for o caso, conforme mencionado no item 4.2 do presente Edital.
5.5.8 Fotocópia autenticada ou original do comprovante de endereço, conforme mencionado no item 4.3 do presente Edital.
5.5.9. Fotocópia autenticada ou original de documento que comprove o vinculo empregatício com o setor público brasileiro, conforme mencionado no item 4.4, do presente Edital.

DO RESULTADO FINAL
7.1 O Resultado Final será divulgado em listagem, em ordem de classificação, disponibilizada no site www.nutead.org no dia 27 de abril de 2012.